19/10/2023 – Descobre Conimbriga, visita um dos sítios arqueológicos mais ricos de Portugal.

 

A antiga cidade Romana de Conímbriga teve origem num castro celta da tribo dos Conii, nos finais da Idade do Ferro. Ocupada pelos romanos a partir de 139 a.C. e a sua população totalmente romanizada, foi sob o imperador Augusto, no séc. II d.C. que a cidade conheceu o seu esplendor, tendo sido construídas então termas públicas e um Forum, cuja reconstituição se pode ver no Museu. 

As grandes escavações levadas a cabo ao longo do século XX revelaram um valioso e complexo conjunto de edifícios, incluindo termas, um aqueduto que percorre mais de 3.400 metros desde a fonte, e restos de uma basílica cristã, provavelmente do séc. VI. 

É também possível ver as casas nobres que conservam ainda um magnífico chão em mosaicos polícromos, destacando-se a Casa de Cantaber, residência típica do séc. III e uma das mais amplas em todo o mundo romano ocidental, e a Casa dos Repuxos, com uma área de 569 m2 pavimentada de mosaico, ornamentada com vistosos quadros que ilustram temas mitológicos e do quotidiano, onde um peristilo central ajardinado e com jogos de água o tornam único.  

 

Alugar como turista Alugar como estudante