27-10-22. Com o começo do ensino superior, existe um conceito relevante para muitos estudantes universitários: poupar

O primeiro ano na universidade poderá ser uma fase desconhecida para muitos estudantes, então, deixamos-te aqui estas sugestões para te conseguires organizar financeiramente:

Criar orçamentos – Distribui uma parte da quantia disponível para gastos específicos, como supermercado, transportes, material académico, definindo o valor que vais gastar em cada categoria, evitando assim despesas desnecessárias.

Utiliza os descontos para estudantes universitários - O cartão de estudante poderá trazer-te grandes benefícios, visto que como estudante universitário, poderás usufruir de descontos em diversas áreas como supermercados, restaurantes, cinemas, transportes públicos, ou livros académicos.

Faz deslocações mais sustentáveis - Utiliza outras alternativas de deslocação menos dispendiosas como transportes públicos ou, se houver essa possibilidade, anda a pé ou de bicicleta. Caso seja um trajeto mais longo, pede ou partilha boleias.

Faz e planeia as refeições em casa – A grande maioria dos gastos de um estudante foca-se na alimentação, por isso, o planeamento e realização de refeições em casa é uma dica essencial para poupar tempo e dinheiro.

Alugar como turista Alugar como estudante