29-10-2020. Os testes poderão ser feitos a alunos ou funcionários, de forma aleatória sem terem carácter obrigatório. 

A Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um programa de rastreio aleatório para a doença covid-19, envolvendo a recolha de cerca de 100 amostras diárias (2000 pessoas/mês). Os estudantes e trabalhadores serão chamados (através de um email) para se dirigirem aos locais da colheita previamente definidos. O rastreio não tem carácter obrigatório, mas, é fortemente recomendado pela UC. 

Esta é uma das medidas inscritas no Plano de Prevenção e Actuação, preparado pela UC. Este plano define as medidas de prevenção, contenção e mitigação dos riscos associados à propagação do covid-19 e já está em implementação. 

Para além do uso obrigatório de máscara em permanência no interior dos edifícios da UC, da higienização e limpeza de mãos, do distanciamento físico e do respeito pelos circuitos definidos, a UC definiu também que as atividades letivas e não letivas serão maioritariamente na forma presencial e complementadas, quando necessário, com transmissão síncrona. 

O Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação da Universidade de Coimbra segue as orientações e normas da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, bem como o Plano de Contingência Nacional e as Orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde. 

Alugar como turista Alugar como estudante