23.4.2020-O Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES) decide que as universidades e institutos politécnicos devem começar a preparar o regresso às aulas presenciais a partir do mês de Maio.   

O Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES) definiu que as aulas presenciais devem ser retomadas nas disciplinas práticas e que as aulas online e de ensino à distância devem manter-se no início para as disciplinas teóricas – e que neste caso a retoma aos institutos deve ser feita de forma gradual.  

 

Assim, foi dado um prazo de duas semanas aos estabelecimentos para apresentarem um plano de actuação, que deve estar concluído no dia 30 de Abril, considerando que o mesmo deve ser colocado em prática a partir de dia 4 de Maio.  

Como prioridade, além das aulas práticas serem desenvolvidas presencialmente, o MCTES estabelece as avaliações finais e a conclusão dos estágios como algo que deve estar elaborado nos planos dos estabelecimentos de ensino.  

 

Afirmam ainda que os centros de investigação devem ser reabertos, que as actividades de práticas clínicas da área da Saúde devem ser retomadas e que os serviços de apoio aos estudantes, como cantinas e bibliotecas devem voltar a estar activos.  

Cada instituto fica responsável pela compra de materiais de desinfecção e de protecção para os alunos, docentes e funcionários, que deve ser garantido no regresso às aulas presenciais.  

Alugar como turista Alugar como estudante