8.9.2022-A StudentVille deixa aqui algumas dicas para ti, estudante estrangeiro a chegar a Portugal, sejas europeu através do programa Erasmus ou de outros continentes. 

 

A primeira coisa que um estudante estrangeiro em Portugal deve fazer é, caso ainda não domine a língua portuguesa, é encontrar um local de ensino para aprender a falar, ler e escrever na língua local.  

As universidades costumam oferecer cursos de português para estrangeiros seja de forma gratuita ou paga.  

Por isso confirma com a tua instituição de ensino a possibilidade de se matricular em num destes cursos. 

 

Muitas universidades oferecem cursos em inglês e isso pode ser muito importante caso ainda não domines a língua portuguesa. Estes cursos estão disponíveis, em alguns casos, para o nível de Licenciatura e Mestrado Integrado e para as pós-graduações. 

 

Os estudantes estrangeiros em Portugal devem saber aproveitar os descontos disponíveis para o acesso a eventos culturais a metade do preço, e aos descontos para transportes públicos municipais e intermunicipais. 

 

Todas as universidades têm um departamento dedicado ao apoio e acolhimento de alunos estrangeiros. Portanto, qualquer dúvida ou problema que tenha, seja relacionado com as regras da universidade ou com problemas burocráticos, é aqui que se deverá dirigir dentro da sua universidade. 

 

Aproveita o contacto com os colegas portugueses para conhecer a gastronomia, as cidades, os locais menos conhecidos para os turistas. Assim terás acesso a uma vida mais portuguesa e menos turística.  

Desta maneira também estará a praticar o português e a melhorá-lo, promovendo uma maior integração com a comunidade portuguesa.   

Alugar como turista Alugar como estudante