30.12.2021-Universidade de Coimbra realiza ensaio clínico pioneiro com dispositivo médico para treinar o cérebro de crianças em casaA nova abordagem de tratamento foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu STIPED. 

Já sabes que a Universidade de Coimbra é uma referência nos projetos de investigação mais conceituados da Europa. 

Desta vez, uma equipa multidisciplinar de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) vai realizar o primeiro ensaio clínico em Portugal com um tratamento inovador para crianças e adolescentes que sofrem de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ou Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), a ser realizado em casa. 

Este ensaio insere-se no projeto STIPED em que colaboram médicos, psicólogos, matemáticos, engenheiros e especialistas em bioética de 10 universidades, clínicas e empresas em toda a Europa, projeto esse que recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.  

Tem como grande objetivo encontrar alternativas para substituir «as opções terapêuticas tradicionais, baseadas em medicação, que no caso do autismo são meramente sintomáticas e com efeitos secundários frequentemente severos», refere Miguel Castelo-Branco, coordenador da equipa portuguesa e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). 

O projeto estende-se por um período de cinco anos até 31 de dezembro de 2021, sendo coordenado pela Universidade de Kiel (Christian- Albrechts- Universitat zu Kiel), na Alemanha.  

Mais informação sobre o projeto está disponível em: https://www.stiped.eu/ e um vídeo explicativo em: https://youtu.be/XGJppOwLgfY. 

Alugar como turista Alugar como estudante