08/02/2024 - Carnaval no Centro de Portugal

Quando pensamos em “Carnaval” pensamos em divertidas mascaras e disfarces, e em dias de festa, acompanhados de bons amigos e boa música.

E o melhor sítio para o celebrar é no Centro de Portugal!

O Carnaval no Centro de Portugal é um dos eventos mais procurados pelos foliões.

Um pouco por todo o país, durante o mês de Fevereiro, as festividades carnavalescas saem à rua, com grandes corsos, bailes de máscaras, concertos e DJs.

Acredita-se que a origem do Carnaval se deu na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C., no qual os gregos celebravam seus deuses. Nessas festas, era valorizada a inversão da ordem, onde as pessoas podiam esconder, trocar de identidade ou adquirir funções socialmente diferentes das que tinham. Com a ascensão do Cristianismo as festas pagãs ganharam um novo significado, de tal forma que, durante a Idade Média as festas do Carnaval tinham início no Natal e prolongavam-se até à Quaresma.

Diz a história que foi no século XVIII que, em Itália, surgiram os primeiros Bailes de Máscaras. Cidades como Florença e Veneza competem ainda hoje pelas mais exuberantes festas de Carnaval, realizadas em magníficos palácios, construídos e decorados por mestres renascentistas. Afirmam os historiadores, que o conceito do Carnaval Moderno – com desfiles, danças e fantasias -, nasceu em Paris e daí foi exportado para o mundo.

Antigamente chamado de Entrudo, os primeiros registos do Carnaval em Portugal datam de 1252, por altura do reinado de D. Afonso III.

O Carnaval faz hoje parte da identidade cultural lusitana e, no Centro de Portugal, encontramos um vasto e rico conjunto de celebrações carnavalescas, com registos muito diferentes, que acabam por ser o reflexo da cultura de cada uma das suas comunidades.

Podes consultar a lista de Festividades de Carnaval que decorrem por todo o país, aqui.

Alugar como turista Alugar como estudante